A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido." (Burruhs Frederic Skinner).
A formação do professor deve ser um processo contínuo, que perpassa sua prática com os alunos,não se trata apenas de incluir um aluno, mas de repensar os contornos da escola e a que tipo de Educação esses profissionais têm se dedicado.Trata-se de desencadear um processo coletivo que busque compreender os motivos pelos quais muitas crianças e adolescentes também não conseguem um "lugar" na escola(MEC/SEESP,2005, p.21 ).
A construção docente desafia o professor a estar em continua formação e transformação. A busca da união entre a prática e o conhecimento recebido, possibilitar o crescimento do aluno como sujeito reflexivo constitui-se em alguns aspectos desse desafio.
Vygostsky(1987) , nos diz que o processo ensino aprendizagem deve ocorrer nas relações uns com os outros, através da interação.Dessa forma, fica claro a necessidade do papel do professor não apenas como um mero transmissor de informações, mas como um mediador na construção do saber, oportunizando situações para que a aprendizagem ocorra de maneira significativa, interagindo e percebendo o mundo ao seu redor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário