sábado, 22 de maio de 2010

FILME: O MILAGRE DE ANNE SULLIVAN



Aluna: Roseli Maria Bek da Silva
PDM 31
Disciplina: Libras
Professor: André Reichert


POSICIONAMENTO NA VISÃO DE UM EDUCADOR SOBRE O : FILME “O MILAGRE DE ANNE SULLIVAN COM O FILME SOM E FÚRIA”

Quando comecei a assistir ao filme, logo identifiquei à menina surda e cega a primeira dúvida que me ocorreu foi com relação de que maneira seria possível alfabetizar um aluno que não enxerga e nem escuta? No decorrer no filme a família tratava a menina como se ala fosse incapaz de aprender algo, pois, nem á mesa a garota sentava se para realizar as refeições. .No decorrer do filme a família até pensa em levar a garota para um asilo, porém decide ir em busca de um professora para alfabetizar Hellen Keller, tarefa não muito fácil mas nada impossível para quem já havia passada pelas mesmas experiências de vida.Um fato que me marcou foi a necessidade da professora fazer com que a garota desconstruí-se tudo o que ela havia construído até então.Era preciso acreditar nesse ser humano capaz de aprender como qualquer outro apenas de maneira diferente.Segundo Hall(2002),” a identidade é realmente algo formado, ao longo do tempo, através de processos inconsciente” e ela muda de acordo com a forma como o sujeito é interpretado ou representado.A maneira como a professora busca ensinar a garota ao retirar de seu convívio familiar através de estímulos reforçados diante de uma coisa tomada como referência .No filme SOM E FÚRIA, a concepção do pai é de que a comunicação da filha se de através da linguagem falada e recorre em busca de um implante chamado cloclar .
Como educador é necessário primeiramente levar em conta a história de vida de seu aluno, conhecer seus costumes, hábitos para dar início a aprendizagem, e que não é através da piedade que podemos ajudar o outro que possui alguma necessidade, é necessário acreditar que ele é capaz de aprender, sendo necessário também impor limites quando necessário e buscar uma aprendizagem onde o aluno aprenda de maneira significativa.




Bibliografia
SÁ, N. R. L. de. Cultura, poder e educação de surdos.
São Paulo: Paulinas, 2006.
SKLIAR, C. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto
Alegre: Editora Mediação, 1998.
STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008.

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