sábado, 22 de maio de 2010

PROJETO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE





Disciplina: de Educação e Saúde
Professora: Nara Borges

Turmas envolvidas: Primeira a quarta série
Período de duração: Tempo de duração deste projeto de quatro semanas

Título do Projeto: Saneamento Básico

I JUSTIFICATIVA: Na busca de melhores condições de vida, vamos começar falando sobre saúde, pois, ela esta presente em todos os momentos da vida, nos quais somos capazes de pensar, sentir e assumir nossos atos e decisões. E não somente quando não sentimos os sinais e sintomas de doenças. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como: o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade. Diante destes argumentos fica a nossa dúvida será que realmente existe este estado? A primeira conclusão é que saúde depende de muitas coisas, entre elas a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambienta, o trabalho, a renda, conforme propõe a Lei Orgânica da saúde ( Lei n. 8.080), do ano de 1990.
Sendo assim faz-se necessário buscar a Participação de educadores, alunos, famílias e comunidades em geral para desenvolver de ações de saúde na escola, dessa forma descobrem que juntos são capazes de criar soluções e aos poucos melhorar a vida da comunidade. Para isso é necessário promover um amplo diálogo com diversos grupos, buscando a construção de conhecimentos sobre a saúde.

Mas, sabemos que a promoção da saúde é tarefa de diferentes setores da sociedade e, assim, muito mais pessoas poderão se envolver nas ações de educação em saúde, ajudando a despertar para a discussão acerca da qualidade de vida das comunidades. Nesse sentido esse projeto propõe uma reflexão sobre o significado da saúde na, escola, família e comunidade.


II OBJETIVOS:
2.1 Geral: Propiciar a discussão a respeito da promoção da saúde, escola, famílias e comunidade estarão envolvidas, identificando as necessidades para melhores condições de vida, de modo a sensibilizar as pessoas de que saúde não é apenas a ausência de doenças.

2.2 Específicos:
Refletir sobre o significado de saúde e a qualidade devida.
Valorizar a vida em sua diversidade e também a preservação do meio ambiente.
Discutir sobre as causas e possíveis soluções para problemas existentes na escola e na comunidade.
Compreender a importância da coleta, da água e do esgoto para a promoção e a manutenção da saúde.

III METODOLOGIA
A escola mobilizará as mães e os pais dos alunos, além de outras pessoas da comunidade, como técnicos, profissionais, empresários. Participando de ações de saúde na escola, elas descobrem que juntas são capazes de criar soluções e aos poucos melhorar a vida da comunidade. Para isso é necessário promover um amplo diálogo com diversos grupos, buscando a construção de conhecimentos sobre a saúde. Esse processo de construção coletiva de conhecimentos, por meio de diálogo, troca de experiências e saberes, é muito importante. É o jeito de fazer as coisas...
As ações de saúde na escola que utilizam técnicas e métodos participativos aumentam a motivação dos professores, estudantes, dos pais e toda comunidade.
Primeiramente, será realizado uma discussão em torno do que os alunos entendem por “saúde”.

O que é feito com o lixo que sai de nossa casa, existe coleta, como é feita, há algum tipo de reciclagem desta coleta. Se possível desenvolver uma pesquisa sobre este assunto na comunidade.
Elaboração de um mapa falante, ou uma maquete que ajude a visualizar a realidade na qual estamos vivendo. Cada aluno irá construir o seu mapa levando em conta os problemas da saúde, suas origens, possíveis soluções e os sujeitos sociais.
Depois da maquete pronta o que podemos dizer sobre ela?Ela nos ajuda a compreender melhor a nossa realidade?Por quê?
O que essa realidade ter a ver com a saúde?
Solicitar para um assistente social, realizar uma palestra Causas e prevenções.
Realizar uma visita onde há o tratamento da água. De maneira a valorizar sua importância e conscientização para como o cuidado, poluição e uso da água.
Junto com os alunos elaborar um questionário para entrevistar os pais, conte um pouco sobre a saúde do bairro, moradia e trabalho.
Exposição das maquetes realizadas.

IV REDES DE APOIO:
Prefeitura
Lideranças comunitárias
Conselhos distritais e municipais de saúde e de educação
Movimentos sociais
Posto de saúde
Hospitais
Escola
Coleta de lixo
Famílias

V AVALIAÇÃO: Através da observação individual, como desenvolveu as atividades diante da proposta de trabalho. De maneira processual e coletiva com registros sistemáticos, sendo considerados os conhecimentos prévios, a participação a motivação, o empenho e o desempenho do educando nas atividades.

VI REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
A educação que produz saúde/ Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão na Saúde.-Brasília:Ministério da saúde, 2005.

ALVAREZ LEITE, Lúcia Helena. Pedagogia de projetos: intervenção no presente. Revista Presença Pedagógica. V.2, nº 8, mar./abr, 1996.

BRASIL. Ministério da Saúde. Lei Orgânica da Saúde n° 8080/90. Mimeog.

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