sábado, 5 de junho de 2010

PLANO DE AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Disciplina: Educação e Corporeidade
Professora: Rossana Della Costa
Terceiro semestre de pedagogia











PLANO DE AULA
EDUCAÇÃO FISICA


Dados de Identificação:

Escola: Educação de Jovens e Adultos
Professor(a): Dione Gauto e Roseli Bek
Turma: Série: 4ª – séries iniciais
Data:


Objetivo Geral: Favorecer a integração e a construção do conhecimento através do lúdico, utilizando-se do corpo em movimento, e tendo os jogos cooperativos como elemento chave para traçar indicadores que revelem o perfil da turma, bem como suas habilidades específicas, que poderão indicar alunos portadores de altas habilidades.


Objetivo específico:
 Trabalhar a psicomotricidade envolvendo cérebro e músculos, permitindo a evolução no plano do pensamento e motricidade;
 Pontuar ritmo, lateralidade, equilíbrio e unidade, observando a inteligência corporal-cinestésica;
 Realizar atividades que envolvam rapidez escuta, seqüência e raciocínio estabelecendo o conhecimento de seu próprio corpo e do que ele permite.

Método:
O método utilizado acontecerá a partir do lúdico, onde o jogo é transformado em instrumento pedagógico; um meio de ensino onde o prazer faz com que seus participantes explorem seu corpo e suas atitudes e atitudes dos que com eles jogam.
Aspectos essenciais para a formação humana serão levados em conta em cada atividade, através da escuta, do falar, do desenvolvimento e do aprendizado dirigido.
Não provocar a exclusão é um ponto chave nos jogos cooperativos, despertar valores que não marginalizem o colega em suas características corporais e habilidades motoras é o mesmo que permitir que a diversidade de situações não possa encontrar lugar maior do que o prazer de brincar e aprender.
O método utilizado também levará em conta a percepção de cada jogador, em suas estratégias, ou seja, maneiras de dar solução a tarefa que deverá realizar, contemplando as inteligências múltiplas.

Recursos: Duas bolas, 04 bambolês, uma corda, um aparelho de CD.


ORGANIZAÇÃO PROGRAMÁTICA DO TEMPO DE AULA

Tempo de aula: 45min.

Parte Inicial: 10 min.

Rodinha Social: apresentação das atividades, combinações gerais sobre, comportamento esperado da turma e motivação.

Aquecimento: Atividades de alongamento.


Parte Principal: 30 min.

Atividades: Atividades realizadas através de um circuito, onde a turma será dividida em dois grupos. Sendo selecionado um integrante de cada grupo, onde cada grupo auxiliará o colega que estará no circuito. Porém com auxílio de um dado o grupo terá acesso a um envelope com a atividade que deverá ser realizada, ganha quem chegar mais próximo do final do circuito.

Parte Final: 05 min.

Atividade: de volta à calma; Dança ritmada com todo o grupo.

Rodinha Social: Questões relativas ao comportamento e grau de satisfação das atividades realizadas por parte dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário