sábado, 12 de junho de 2010

PLANO DE AULA DE LÍBRAS

Disciplina: Libras
Professor: André Reichert
Intérprete: Angela
Terceiro semestre de pedagogia





PLANO DE AULA

Dados de Identificação:
Professor(a)s: Dione Gauto e Roseli Bek

Objetivo Geral: Despertar a oralidade em conjunto com a construção do conhecimento da língua de sinais, através de uma prática lúdica envolvendo o grande grupo.

Objetivos específicos:
 Construir um conhecimento amplo na língua de sinais, utilizando-se do jogo proposto oportunizando a sinalização através de um conjunto de palavras que pode ser utilizada em um mesmo símbolo, diferenciados a partir da localização do corpo onde é efetuado;
 Oportunizar dentro do grande grupo a identificação da identidade de cada componente, respeitando assim a diversidade existente;
 Brincar através da expressão facial e corporal elaborando junto ao facilitador formas necessárias de melhorar a identificação dos sinais na LS;
 Desenvolver técnicas de elaboração de frases junto aos sinais trabalhados.

Método: Utilizar-se de um jogo de causa e efeito associado a comunicação alternativa, através da montagem de um tabuleiro com símbolos da LS que representam várias palavras, conforme a localização utilizada a partir do corpo. Cada símbolo terá uma lâmpada que ao comando da facilitadora acenderá, a dupla no momento terá de reproduzir o sinal apresentado, exercitando também a oralidade, através primeiramente de uma palavra e na segunda rodada de uma frase.
Recursos: Tabuleiro preparado pelas facilitadoras.

ORGANIZAÇÃO PROGRAMÁTICA DO TEMPO DE AULA

Tempo de aula: 45min.

Parte Inicial: 10 min.

Rodinha Social: apresentação das atividades, combinações gerais sobre, comportamento esperado da turma e motivação.



Parte Principal: 30 min.
Jogo do Tabuleiro


Parte Final: 05 min.


Rodinha Social: Questões relativas ao comportamento, novas aprendizagens e grau de satisfação das atividades realizadas por parte dos alunos.

Um comentário:

  1. preciso planejamento educação infantil em libras? vcs pode me emprestar?

    ResponderExcluir