quarta-feira, 16 de junho de 2010

FILME O MILAGRE DE ANNE SULLIVAN

Disciplina: Libras
Professor: André Reichert
Intérprete: Ângela
Aluno: Roberto Lopez
Terceiro semestre de pedagogia


O MILAGRE DE ANNE SULLIVAN


Um filme muito lindo e especial mostrando a incansável tarefa de ser educador e pai ao mesmo tempo, nos relata uma família que ama sua filha, mas não aceita suas características de surdez e cegueira, tornando-a uma criança tolhida nas suas expectativas de desenvolvimento cognitivo, corporal e afetivo.

A piedade estampada na cara dos pais evidencia a incapacidade de se aceitar as deficiências de modo a incluí-las de maneira mais natural possível e compreendê-las para melhor atendê-las no seio familiar.

Este filme nos traz uma mensagem de amor, de esperança, nos faz refletir a respeito do que é realmente educar uma criança com necessidade especial. Ter pena dificulta as relações de aprendizado, pois todas as pessoas, e em particular as crianças, tem que ter sua auto estima preservada, são indivíduos com capacidades e habilidades que precisam ser trabalhadas e afloradas, mas para isso é necessário ter muita paciência, entendimento do problema, aceitação da família em reconhecer seu filho como sujeito e não como doente. Outro aspecto importante é quando há interação dessa criança com outras da mesma idade para fortalecer os laços afetivos, de troca e de autonomia.

Documentário Som e Fúria

Com relação ao documentário, acredito que mexeu muito comigo todo aquele contexto de “o que é melhor para meu filho”, pai e mãe com opiniões diferentes sendo que são todos a favor do melhor. Hoje conhecendo um pouco a surdez, penso que as variáveis são muitas, como a questão financeira, nível social e cultural da família, opinar na questão do que é melhor para um surdo, acredito que somente ele e os que cuidam dele saberão..., para os ouvintes basta respeitar seu semelhante em todos os aspectos e vice-versa.

Bibliografia

SÁ, N. R. L. de. Cultura, poder e educação de surdos.
São Paulo: Paulinas, 2006.
SKLIAR, C. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto
Alegre: Editora Mediação, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário