terça-feira, 8 de junho de 2010

A ESCOLA PARA A DIVERSIDADE HUMANA:UM NOVO OLHAR SOBRE O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI


Disciplina: Prática Pedagógica III: Educação Inclusiva
Professora: Nara Borges
Terceiro semestre de pedagogia




GUIMARÃES, Tânia Mafra (Org.) Educação Inclusiva: construindo significados novos para a diversidade. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, 2002. (Lições de Minas, 22).


Rumo a um novo paradigma da inclusão onde o educar exige dos educadores, dos pais e de toda comunidade, um compromisso ainda maior. Onde a diversidade é uma as características fundamentais da humanidade. Sendo necessário abandonar os modelos e paradigmas tradicionais, na possibilidade de construir um novo modelo educacional capaz de atender a todos dentro de suas características próprias. Onde todos poderão aprender dentro dos diferentes estilos de aprendizagem.
Segundo Parish (1989), “Não há dúvida, as escolas precisam adaptar-se aos alunos e não o inverso”.
É necessário que as escolas busquem alternativas para receber todos os alunos, não basta retirar o aluno da escola especial e jogá-lo em uma sala de aula porque a lei exige, uma escola sem professores preparados, sem material pedagógico e sala de recursos não acolherá essa criança de fato. É preciso, verdadeiramente, que esse aluno esteja incluído e não apenas integrado.
Segundo Wayne Saitor(1991), ”A questão fundamental é a atitude. Se é algo que você deseja fazer, você começa a procurar meios de consegui-lo. Se é algo que você não deseja fazer, você começa a procurar desculpas para não fazê-lo”.
REFLEXÔES...
Incluir é propiciar um ambiente favorável à socialização e ao desenvolvimento integral dos alunos, respeitando as diferenças individuais, as fases de desenvolvimento, seus valores familiares e do seu meio, com o intuito de formar sujeitos críticos, autônomos, participativos e humanizados. Construir um ambiente escolar onde, vida e educação sejam inseparáveis. Esta escola deverá favorecer a contínua reconstrução de experiências inteligentes e afetivas, mediante a construção e aquisição de conhecimentos, formação de valores e atitudes, estabelecendo vínculos interpessoais e desenvolvendo habilidades. Formar seres pensantes e aprendizagens significativas no desenvolvimento de suas potencialidades.
A escola, ao atender as peculiaridades físicas, psicológicas e sociais de seus alunos, criará condições para que eles participem e busquem novas maneiras de interagir com a realidade, buscando e transformando saberes dentro das suas vivências sem que hája preconceitos, esquecendo, até mesmo, das suas diferenças.

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